Sejam todos bem vindos!

Gifs e Mensagens

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Uma criança saudável é espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida!

Uma criança saudável é espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida!: Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar nas coisas, ser paciente ou entreter-se. Uma criança não nasce para ficar sentada a ver TV ou a jogar no tablet. Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo.
EXPERIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Na Semana Nacional do Meio Ambiente uma boa dica é utilizar materiais passíveis de serem reciclados, reaproveitados reutilizados em experiências que possam ser divertidas, significativas e conscientizadoras para o cuidado que se deve ter com o meio ambiente.

Na turma do Infantil II - B do CEI Helenilce Martins, iniciamos a semana com brincadeira que eles amam e que faz parte do contexto de toda periferia, soltar pipa. 

Iniciamos a manhã conversando sobre o passeio à praia feito semana passada e falando sobre a poluição do meio ambiente, questionando o que fizeram com  o lixo na praia (copos descartáveis, embalagens etc.) e explicando a necessidade de cuidar do ambiente. 

A PIPA

 Na roda de história fizemos a leitura e escuta da poesia: "A PIPA" de Fátima Reis disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pinf/pinf0102.php

A PIPA
A pipa voa sem asas.
Livre, corta o céu.
A pipa dança no azul.
A pipa é dona do azul
A pipa é festeira. É atrevida.
É abusada a debicar.
Ela enfeita a imensidão
Com cores e rabiolas.
A pipa voa tão alto... tão alto....
A pipa é biruta.
A pipa é batuta.
Faz troça com o vento, faz firula...
A pipa é o sonho do menino.
As pipas são as asas do menino.
Ah! Como a pipa é bonita!
                                             Fatima Reis  

Na sequência didática as crianças utilizaram tinta guache para pintar, com as mãos, uma pipa (individualmente), em seguida pintaram o céu azul (coletivamente).




No período da tarde confeccionamos pipas de panfletos recolhidos no supermercado. As crianças puderam brincar na sala e mais tarde no parque. 




Além dos conhecimentos sobre o meio ambiente puderam desenvolver a motricidade em movimentos amplos, explorar e investigar fenômenos naturais ao questionarem por que a pipa voa? cores, pintura etc. Experiência muito ricas para a educação infantil e que podem também ser adaptadas para o ensino fundamental.

Rosalina Moraes